intercâmbio, cork, irlanda

     Em 11 de dezembro do ano passado eu fiz um post mostrando minhas escolhas para o intercâmbio (Agência, escola, acomodação... AI MEU DEUS!) e agora, já no meu último mês, vim finalmente falar sobre como realmente foi:

AGÊNCIA

     Eu vim pela Vision e não me arrependo. A agência me deu e continua dando todo o suporte necessário. Quando eu estava fazendo escala em Amsterdã mandei e-mail para a Juliana - que é com quem tratei meu intercâmbio - e ela respondeu, ajudou a colocar crédito no meu celular pra eu já falar com meus pais.
     Sempre que eu tive dúvidas fui atendida por ela ou pelo dono da agência. Quando eu estava procurando moradia eles procuraram me ajudar como puderam, me mandando anúncios e me passando contato de um pessoal que tava aqui.. Enfim, contrataria de novo sem sombra de dúvidas!

ESCOLA

     Estudo na Cork English College e, vamos lá:

     Quantidade de brasileiros: Pelo que ouço falar é a que tem menos por aqui, mas também não posso confirmar isso. Durante muito tempo estudei sem nenhum brasileiro, só sabendo que havia mais espalhados pela escola porque comentavam comigo. Depois apareceu um, outra... cinco! Cheguei a estudar numa sala com cinco brasileiros, não é algo normal (era a primeira vez que isso acontecia com todos os que estavam na sala), mas pode acontecer.

     Nacionalidades: Espanhóis, franceses, italianos, libaneses, coreanos... Esses são os que mais tem lá, sendo que já vi (que me lembre) uma japonesa, uma argentina e dois alemães. Aparentemente a escola tem parceria com alguma instituição francesa, então ás vezes lota de francês. Espanhóis também tem muitos, principalmente no verão (no momento estou numa sala de onze pessoas, das quais 9 são da Espanha!).

     Aulas: As aulas dependem muito do professor que se pega. Já tive aulas muito boas em que realmente aprendi e tinha vontade de estudar mais em casa,  mas também já peguei uns professores que me faziam querer ficar gripada só pra não ir estudar. Há duas aulas de duas horas cada, cada uma com um professor, sendo que na primeira usamos um livo.

     Atividades: A escola oferece atividades a tarde, geralmente gratuitas, o que é bem legal no começo, mas depois de um tempo isso só se repete. Nos feriados geralmente tem viagens pra lugares próximos, mas as duas vezes que eu fui me arrependi, talvez eu não tenha dado sorte!

     Nível: Uma coisa que percebi é que alguns professores "seguram" os alunos. Por isso é importante estar sempre atento, se um nível ficar muito fácil pra você, converse com o professor. Se ele não te mudar de nível e nem te der um bom motivo pra isso, vá na secretária. Principalmente se você vai ficar 6 meses, a chance de te segurarem é maior.

     Programa de 16 horas: Essa escola tem um programa menor só para brasileiros, onde saímos mais cedo de quinta e sexta. Quando cheguei achei que esse era o horário normal e fui pega de surpresa, por isso fique atento. No começo fiquei indignada, achei que iria me prejudicar, mas depois comecei a ansiar pelas quintas e sextas. Sério, depois de alguns meses é maravilhoso ter duas aulas a menos, mas fique atento para não se sentir enganado(a).

     Dica: Uma dica é ficar de olho nos cursos preparatórios pra exames e se inscrever, eles são mais puxados e geralmente com os melhores professores.

ACOMODAÇÃO

     Escolhi passar as primeiras semanas numa host family e não me arrependi, eles foram maravilhosos comigo. Porém um dos motivos para ficar lá era porque eu não queria "gastar" com café e jantar, só que (surpresa) precisava pegar o ônibus para ir à escola. A maioria das casas de família ficam mais afastadas do centro, então existe uma grande probabilidade de que você tenha que pegar ônibus.
     Tirando os gastos com o ônibus que não estavam nos meus planos (eu era tão desesperada com essa coisa de dinheiro quando cheguei que pensei que isso fosse me faltar kk) e a comida - que consistia em batata, cenoura, ervilha e frango -, foi tudo ótimo. Eu era a única de fora na casa, mas ouvi muitas pessoas relatando casas com vários estudantes.

     Acho que é isso! :*

0 Comentários