Maria tem Facebook, Twitter, Instagram, Formspring, Google+, Last.fm, LinkedIn, MySpace, Orkut, Skoob, Tumblr, Ask.fm. Ela atualiza suas redes sociais mais de uma vez por dia. Frases famosas, pose pras fotos, paisagens, comidas, trânsito, compras, unhas, looks, cosméticos. Nada passa em branco, tudo tem relevância.
   Maria acorda, escova os dentes, lava o rosto, cuida da pele, fica meia hora fazendo um coque bagunçado, coloca uma blusa de pijama sexy e se joga na cama de novo. Liga o wi-fi do celular, joga um braço em cima do rosto e tira uma foto. Ela revira seus milhões de aplicativos e edita sua foto, deixando tudo lindo, maravilhoso e natural, então ela posta em todas as redes sociais de uma vez: "Deus ajuda quem cedo madruga!! Bora que hoje é dia de malhar perna #nopainnogain #vamoquevamo #projetosaradasdomeubrasilvaronil #uhul ... (as hashtags de Maria não cabem todas aqui)"
   Maria se maquia, veste uma roupa pra malhar, prepara um skake, coloca na garrafinha, vai pra frente do espelho, tira mais uma foto e posta. Ela coloca uma música, se aquece, se cansa, tira mais uma foto e vai tomar banho. Liga o computador, faz perguntas anônimas pra si mesmo e marca como "lido" livros que nem leu.
   Maria passa o dia todo olhando o perfil dos seus amigos nas redes sociais, pegando frases na internet e fotografando coisas importantes do seu dia. O correio chega com compras, ela coloca o sapato novo, tira foto do seu novo e maior amor e posta. Ela vê que foi lançado um novo sapato incrível e também um celular. Ela compra os dois e parcela em 12x, mesmo não precisando de nenhum.
   Maria sai com os amigos pra balada mais cara que abriu. Com a grana que pagou pra entrar não conseguiu comer, mas deu pra tirar milhares de fotos incríveis no banheiro. Em uma foto especial, na pista, ela esta beijando o namorado. Maria posta a foto na mesma hora com um trecho do Jorge e Mateus e o nome da balada, sem querer ela escreve que eles estavam no camarote.
   Maria briga com o namorado. Na vida real ela chora, grita, soluça, implora e se joga na cama. Nas redes sociais ela continua linda, carrega no photoshop, diminui nas roupas. Ela volta com o namorado e já atualiza tudo rapidamente. Fotos do casal, das flores, do ursinho, do jantar romântico e mensagens de amor.
   Maria é uma em cada foto. As vezes santa, outras safada. As decidida, outras indecisa. Mas sempre linda e feliz. As amigas de Maria invejam seu namoro, mas nem sabe que ela o pegou na cama com outra duas vezes. Pessoas se inspiram em Maria, acham-a incrível e queriam ser como ela, mas mal sabem que ela ta vendendo o sapato que comprou ontem pra pagar o que vai chegar amanhã. A vida de Maria é uma farsa, onde ela tenta ser feliz, ser a mais feliz, mas ainda nem sabe quem realmente é.

   Amei esse quote assim que o encontrei. Escrever o texto foi difícil, porque dava pra passar a vida inteira apontando as mentiras que as pessoas são nas redes sociais. A cada frase e parágrafo eu lembrava de alguém. Pobre Maria que pegou pra si a falsidade do mundo todo, até a minha e a sua. Atire a primeira pedra quem nunca "se vendeu" por um mísero Like, quem nunca se influenciou pelo produto da moda, ou que nem ao menos uma vez fingiu ser mais feliz, ou sábio, do que realmente é.
   O problema das redes sociais é que nela as coisas virão uma competição. Quem é mais feliz? Quem tem o namorado(a) mais bonito(a)? E o relacionamento mais perfeito? Quem é mais curtido, elogiado, comentado? Bom, fica difícil saber, principalmente porque as pessoas mentem, o tempo todo! Então eu tento não dar atenção a essas coisas e ir viver minha vida da melhor maneira possível, não me deixando enganar (cegar) pelas felicidades que berram por ai.

0 Comentários